quarta-feira, 19 de agosto de 2009

1º estágio, 1º dia


"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa.Todos nós ignoramos alguma coisa, por isso aprendemos sempre".

_paulo freire


Começo assim, meu primeiro post sobre o meu primeiro dia no primeiro estágio.

Minha primeira turma? 5ª série C, quer dizer, eles não gostam de ser chamados de 5ª série C, gostam de serem chamados apenas de 5ª C.

Comecei a estagiar no dia 4 de Agosto de 2009.

Não dormi da noite do dia 3 para a madrugada do dia 4. Era muita emoção, e minha ansiedade só aumentava com o passar das horas, já já seriam 7 e meia, minha primeira aula.

Confesso que descrever tudo que sentí naquele dia será impossível.

Entrei na sala, cogitei falar bom dia. Dei o bom dia.

Expliquei, mecânicamente, como já havia visto tantas vezes meus antigos professores fazerem, expliquei quem eu era, o que fazia alí, etc, etc.

Pedi uma redação sobre "Quem sou eu". Olhando isso agora, me sinto uma idiota, deveria ter feito algo melhor com eles. Foi apenas uma aula, poucos entregaram, não os culpo - a culpa foi do horário: no meu primeiro dia, já substituí um professor que não se encontrava na escola.

Da 5ª C, rumei para a 5ª A.

Não menos barulhentos, e tão vivos quanto a 5ª C: Aliás, todas as minhas 5ª séries são vivissímas.

Os amo e admiro por isso.

Na 5ªA, enfrentei meu primeiro obstáculo: mudar de sala, pois, o outro professor iria exibir um vídeo. Nos mandaram para a menor sala, com uma turma de quase 40 alunos. Nossos corpos fisícos não couberam alí: então, matemáticamente, você pode deduzir que nossas essências também não. Fomos para o pátio - Levamos as cadeiras, os cadernos e nosso primeiro encontro se deu lá, no meio da escola. Eles fizeram a redação do "Quem sou eu". Ainda faltava alguns minutos para o intervalo, eram 2 aulas, as MAIORES da minha vida. Você pode imaginar quanto uma hora e 20 durou pra mim? Sim, você pode.

Eles são crianças, assim que concluíram a tarefa e já que estavam no pátio, começaram a correr e brincar. Essa parte foi o Ó: entre a cruz e a espada, porque, não era a hora do recreio e, com a brincadeira havia o barulho e a algazarra, incomodando as outras turmas (que também queriam ir brincar) e por outro lado, tendo sido nós mudados de sala para uma sala menor, minha noção de espaço me dizia que eu não poderia pedir que eles, simplesmente, ficassem sentados e amarrotados na minúscula sala...

Então, uma colega me chamou e me disse:

- sempre que trazemos os meninos pra cá pra fora, fazemos alguma atividade de leitura.

Oh, uma ideia de um anjo.

- Valeu!

- Você pode pegar aqueles livros que estão na sala dos professores.

- 'brigadão, valeu mesmo!

Vivi quase silênciosamente esse momento.

Foi bom ouvir um conselho bom, não me esquecerei mais dele.

Ok, ~i n t e r v a l o~.

Não há água na escola, e eu só descobri isso no intervalo.

Na verdade, de fato, existe bebedouro - porém a água não é confiavél:

Mas, os alunos tomam.

Ah, só devo alerta-los que isso é a realidade do ensino público.

Vivemos na realidade nos fatos, marginalizados pela burrocracia.

Mas, não culpe nínguem,nem perca o seu tempo. Leve sua garrafa, e dê o melhor de si nas aulas: você pode estar dando aula para o proxímo presidente, e não saber disso.

[o futuro não é um dado dado. - paulo freire]

Fui para a 5ª B.

Eu já estava exausta.

Minhas últimas aulas seriam lá. Débilmente, solicitei a redação.

Débilmente, eles disseram: 'Fessora, VAMOS BRINCAR DE FORCA!

Entendi: últimas aulas, não apenas eu estava exausta.

Brincamos e, foi o fim do primeiro dia.

* * *

0 comentários:

Postar um comentário